O que é Aids?
A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência
Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema
imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As
células mais atingidas são os linfócitos , CÉLULAS DE DEFESA
Tratamento da AIDS / HIV
Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980
para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos
ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico. Por isso, o
uso regular dos ARV é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de
vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e
infecções por doenças oportunistas.
Endemia
É qualquer doença doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.
Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área.
Endemia x epidemia
A endemia difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área. No Brasil, por exemplo, existem áreas endémicas de febre amarela na Amazônia, áreas endémicas de dengue etc. Nos Estados Unidos, a hepatite A pode ser considerada como endemia, já que existem, constantemente, novos casos e uma taxa de serologia positiva de 38%. Em Portugal, esta taxa anda à volta dos 27,9%.[3]A malária na América do Sul é considerada endêmica, pelo fato de que ela está restrita a regiões pré-determinadas. A endemia difere da epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área.
Uma das patologias de maior incidência na população é a parasitose.
Os parasitas são vermes ou protozoários que se alojam no organismo, se alimentam de sangue ou do conteúdo intestinal e causam uma série de prejuízos, às vezes irremediáveis..
Cada tipo de parasitose tem a sua própria maneira de contaminação.
A maioria delas pode ser evitada por medidas simples de higiene e limpeza.
Algumas necessitam de cuidados específicos. Como o meu objetivo é
a prevenção da contaminação, dividirei as
diversas patologias de acordo com a maneira com que conseguem adentrar o
organismo humano.
Um individuo contaminado pelo verme elimina diariamente milhares de ovos de Ascaris pelas fezes. Em locais sem saneamento básico adequado, estas fezes contaminam solos e água. A transmissão do áscaris ocorre quando uma pessoa sadia ingere acidentalmente estes ovos presentes no ambiente.
CONTAMINAÇÃO FECAL-ORAL
É a maneira mais simples e mais comum de infestação. Os ovos dos vermes e os cistos dos protozoários são eliminados do organismo através das fezes. Quando os ovos ou os cistos são ingeridos com a água ou a alimentação, os parasitas ativos encontram condições propícias para o seu desenvolvimento e a infestação do novo organismo hospedeiro. Para evitar-se este tipo de parasitose, são importantes:
1. O tratamento adequado das fezes.
2. O tratamento adequado da água.
3. O tratamento adequado dos alimentos.
4. Os hábitos de higiene.
5. A eliminação de vetores.
Vetores são animais ou insetos que transportam as formas parasitárias
contagiantes até o alimento.
6. A prevenção da oxiurose.
O oxiúro ou Enterobius vermiculares é um parasita
que merece algumas considerações especiais. É um
pequeno verme adelgaçado (semelhante a um pequeno fio de linha)
que, durante o dia, habita o interior do intestino. Ao cair da noite, o
verme tem o hábito de dirigir-se ao ânus do paciente, para
executar a postura dos ovos.
O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis, porém as pessoas mais velhas têm maior risco de desenvolver dengue grave e outras complicações que podem levar à morte. O risco de gravidade e morte aumenta quando a pessoa tem alguma doença crônica, como diabetes e hipertensão, mesmo tratada.
Quais são os sintomas da dengue?
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38.5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
São sinais de alarme da dengue os seguintes sintomas:
- Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome.
- Vômitos persistentes.
- Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico).
- Sangramento de mucosa ou outra hemorragia.
- Aumento progressivo do hematócrito.
- Queda abrupta das plaquetas.
Qual é a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia ?
oAcontece quando há um aumento inesperado
do número de casos de determinada doença em uma região específica. Em
algumas cidades, a dengue, por exemplo, é tratada como um surto e não
como uma epidemia, pois acontece em regiões específicas (como um
bairro).
epidemia
EpidemiaUma epidemia irá acontecer quando existir a ocorrência de surtos em várias regiões. A epidemia a nível municipal é aquela que ocorre quando diversos bairros apresentam certa doença, a nível estadual ocorre quando diversas cidades registram casos e a nível nacional, quando a doença ocorre em diferentes regiões do país. Exemplo: Em fevereiro deste ano, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.
pandemia
Pandemia:A pandemia, em uma escala de gravidade, é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de uma epidemia para uma pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. E em 11 de março de 2020 o COVID19 também passou de epidemia para uma pandemia.
endemia
Endemia:A endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. É uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local. A Febre Amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.
DENGUE
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...
obesidade
O grande problema da obesidade são as doenças associadas, como diabetes, asma, apneia, cardiopatias, hipertensão, trombose, colesterol alto, esteatose hepática, infertilidade, gravidez de risco, alguns tipos de câncer, depressão, etc.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Podemos classificar, para facilitar o estudo, as doenças em alguns grupos:
- Doenças infecciosas ou transmissíveis: causadas por agentes biológicos que infectam um hospedeiro.
Ex: Tuberculose, gripe, etc…
- Doenças degenerativas: função ou estrutura de um órgão ou tecido são deterioradas ao longo do tempo e podem afetar qualquer um dos sistemas.
Ex: Câncer, aterosclerose, etc…
- Doenças ocupacionais: lesões causadas pela reparação de movimentos ou posturas inadequadas por tempo prolongado.
Ex: Lombalgia, lesão por esforço repetitivo (LER)
- Doenças carenciais: causadas pela ausência de uma ou mais vitaminas por tempo prolongado. Ex: Escorbuto – carência da vitamina C.
- Doenças causadas por toxinas ambientais: resultantes da exposição a toxinas ambientais, como agrotóxicos e pesticidas utilizados nas plantações para o controle de pragas.
Ex: Problemas respiratórios causados pela inalação da fumaça oriunda da queima de combustíveis fósseis.
- Infecções sexualmente transmissíveis (IST): podem ser transmitidas durante o ato sexual com uma pessoa contaminada.
Ex: Gonorreia, sífilis, AIDS
GRAVIDEZ
Coito interrompido é quando, numa relação sexual, o homem pressente a ejaculação, retira o pênis e ejacula fora da vagina. É um dos métodos contraceptivos mais antigos que existe.
Tabelinha – O que é?
A tabelinha, também conhecida por método rítmico, é baseada no calendário mensal, para calcular o inicio e o fim do período fértil. Desse modo, a mulher tentará evitar relações sexuais nos períodos em que há maior chance de gravidez.
Esse método contraceptivo tem maior chance de funcionar para mulheres com ciclos regulares, mas ainda assim é pouco eficaz para prevenir a gravidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário