Quais são as Fontes Renováveis de Energia e Não Renováveis
As fontes de energia renováveis são a luz do sol, água dos rios, força dos ventos, materiais orgânicos, força das ondas, força das marés, calor do interior da Terra, além das novas fontes de energias renováveis, como a água salobra, o hidrogênio e a fotossíntese artificial.
Entre as fontes de energia não-renováveis encontram-se fontes de energia derivadas de combustíveis fósseis como o petróleo, o carvão mineral, o xisto, gás natural e fontes de energia nuclear como o Urânio e o Tório.
O que são fontes de energia renováveis?
As fontes de energia primárias renováveis têm como principal característica a origem diretamente da natureza. Elas podem ser aproveitadas sem que se esgotem ao longo do tempo, além de surgirem de modo constante como novas tecnologias e formas de produção de eletricidade utilizando recursos naturais.
Alguns exemplos de recursos de energia primários renováveis são o sol, a água e o vento. Eles possibilitam a produção de energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente e tampouco tornam-se esgotáveis. Confira algumas fontes de energia renováveis primárias:
A energia solar fotovoltaica, fonte de energia renovável, converte a
luz solar diretamente em eletricidade usando células fotovoltaicas.
Sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em telhados para produzir a
energia para o auto consumo, em regiões isoladas e até mesmo em veículos
Quais são as fontes de energia renováveis .
- Energia Solar: atua por meio da captação da luz do sol pelos painéis solares fotovoltaicos e a transforma em energia elétrica através do inversor solar;
- Energia Eólica: utiliza aerogeradores para a geração de energia através da força dos ventos;
- Energia Hídrica: é produzida, principalmente, por meio de centrais hidroelétricas associadas a barragens de grande ou média capacidade;
- Energia das Ondas e Marés: a energia gerada provém do aproveitamento das ondas e marés oceânicas;
- Energia da Biomassa: a geração de energia é feita através da queima de materiais orgânicos, utilizando elementos como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e óleos vegetais.
Quais são as fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil?
O Brasil possui as principais fontes de energia, que são as hidrelétricas, que fazem parte de mais da metade da geração de energia no país. Novas energias renováveis, como a energia solar e eólica vêm ganhando reconhecimento e seu uso cresce amplamente ano após ano. Estima-se que até 2050 a quantidade de energia gerada por painéis solares alcance entre 78 e 128 GW.
Conheça as principais fontes de energia renováveis utilizadas no Brasil e no mundo!
Fontes não renováveis de energia
As fontes não renováveis de energia são aquelas que se utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo, seja em um período de médio ou longo prazo. Em alguns casos, esse tipo de energia costuma apresentar problemas de ordem ambiental, além de disputas envolvendo a extração e comercialização de suas matérias-primas.
Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares. A seguir, você pode conferir um resumo de cada um desses tipos citados.
Petróleo
O Petróleo é, ainda nos dias atuais, a principal matéria-prima e uma das principais fontes de energia do mundo. Assim sendo, sua extração e utilização foram e ainda são alvos de conflitos envolvendo potências imperialistas e países produtores e refinadores. Trata-se, assim, de um recurso natural de caráter estratégico, pois é amplamente utilizado por veículos, constituindo-se como um elemento importante nos meios de transporte, além de também poder ser utilizado na fabricação de produtos derivados, notadamente o plástico.
Plataforma de extração de petróleo
.
Área de extração de carvão mineral, uma das fontes de energia maiss utilizadas no planeta
ROCHAS
*** As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas
Tipos de rochas
Tipos de rochas sedimentares presente no Sertão baiano. (Imagem: Wikipédia)
Diferença entre minerais e rochas
Estrutura da Terra
A estrutura da Terra é sustentada em quatro ambientes: camada sólida, atmosfera, biosfera e hidrosfera.
A camada mais sólida do Planeta é dividida em crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno.
Acima estão as camadas gasosa (atmosfera) e líquida (hidrosfera), onde foram criadas as circunstâncias para o desenvolvimento da vida.
A Terra é um planeta terroso, telúrico. A superfície dessa massa sólida recebe o nome de crosta ou litosfera, composta por rígidos blocos denominados placas tectônicas.
A litosfera é formada por rochas e minerais. É a camada geológica mais fria da Terra e também a mais fina, com espessura estimada em pelo menos 90 quilômetros na área continental e 8 quilômetros na área dos oceanos.
As rochas que constituem a litosfera são denominadas como magmáticas, sedimentares e metamórficas. As rochas magmáticas, ou ígneas, são formadas pelo magma.
A atividade erosiva é a responsável pela formação das rochas sedimentares. E as rochas metamórficas são uma combinação das rochas magmáticas com sedimentares.
Placas Tectônicas
As placas tectônicas que integram a litosfera são dividias em placas oceânicas e placas continentais. Essas placas permanecem em movimento constante sobre o magma. A movimentação é responsável por abalos sísmicos (terremotos) e vulcões.
- Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa.
- Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas.
- Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. Apresenta duas porções: Núcleo externo: formado por níquel e ferro líquido.
Sistema Terrestre
Entenda como funciona o sistema terrestre e as suas “esferas”: a atmosfera, a litosfera ou geosfera, a hidrosfera e a biosfera
Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera ou geosfera , hidrosfera e biosfera.
Atmosfera:
é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Ela é composta por gases –
com destaque para o oxigênio, o nitrogênio e outros – e também é a
camada responsável pela proteção do planeta, bem como pelas
transformações climáticas.
Quais são as camadas da atmosfera?
→ Troposfera
Corresponde à primeira camada da atmosfera, ou seja, é a que mais se aproxima da superfície terrestre. É nessa camada que os seres vivos podem respirar normalmente. Apesar de apresentar uma extensão inferior às demais camadas, a troposfera constitui cerca de 80% da massa atmosférica. A distância entre a superfície terrestre e o limite da troposfera é de aproximadamente 17 quilômetros. À medida que a altitude aumenta, a temperatura nessa camada apresenta queda (reduz cerca de 6,5º C) e varia verticalmente. É nessa camada que ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos, porque nela se encontra quase todo o vapor d'água da atmosfera. É na troposfera que circulam os aviões de carga e de passageiros. O limite superior da troposfera, conhecido como tropopausa, faz divisa com a próxima camada da atmosfera: a estratosfera.
É na camada da atmosfera conhecida como troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.
→ Estratosfera
Corresponde à segunda camada mais próxima da atmosfera, fazendo limite com a troposfera e com a mesosfera, camada que vem logo a seguir. Na estratosfera, diferente do que ocorre na troposfera, a temperatura eleva-se à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, há pouca concentração de vapor d'água, e o ar movimenta-se horizontalmente. A distância entre a superfície da Terra e o limite superior da estratosfera é de aproximadamente 50 quilômetros. É na estratosfera que se encontra a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos. O ozônio é um dos gases que compõem a atmosfera. Cerca de 90% de seu volume encontra-se na estratosfera, onde 90% da radiação ultravioleta B é absorvida pela camada de ozônio. Essa radiação está associada a problemas de visão, envelhecimento precoce e casos de câncer de pele. Por apresentar estabilidade, é possível que circulem aviões a jato nessa camada.
É na camada da atmosfera conhecida como estratosfera que circulam os aviões a jato.*
→ Mesosfera
Corresponde à camada intermediária entre a estratosfera e a termosfera. Diferente do que ocorre na estratosfera, a temperatura da mesosfera apresenta queda à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, as temperaturas podem chegar a -90º C no seu limite superior. É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera. Essa redução de temperatura deve-se ao fato de que, na mesosfera, há baixa concentração de moléculas em decorrência da redução do calor que provém da camada de ozônio. Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito. Nessa camada, ocorre a combustão que fragmenta os meteoritos, evitando assim que eles cheguem à superfície terrestre. Isso é possível graças à resistência do ar dessa camada. Essa resistência gera calor e possibilita a ocorrência do processo de combustão. A distância entre o limite superior da mesosfera e a superfície terrestre é de aproximadamente 80 quilômetros.
É na camada da atmosfera conhecida como mesosfera que ocorre a combustão ou queima de meteoritos.
→ Termosfera
Corresponde à camada intermediária entre a mesosfera e a exosfera, última camada da atmosfera. A termosfera é também chamada de ionosfera. Esse nome é dado porque nessa camada concentra-se uma grande quantidade de íons (partículas carregadas de eletricidade), que possibilitam a reflexão de ondas de rádio. O ar na termosfera é extremamente rarefeito, predominando o gás hidrogênio. Diferente do que acontece na mesosfera, a temperatura na termosfera volta a elevar-se à medida que há aumento da altitude, podendo chegar a 1500º C em seu limite superior. Essa camada representa apenas 1% da atmosfera e atua na retenção da radiação solar. É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais e alguns satélites. É nela também que ocorre o fenômeno conhecido como aurora polar. Esse fenômeno óptico, caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes que podem ser vistos no céu no período noturno, é conhecido, no Hemisfério Norte, como aurora boreal. No Hemisfério Sul, o fenômeno é conhecido como aurora austral. A distância entre o limite superior da termosfera até a superfície terrestre é de aproximadamente 600 quilômetros.
É na termosfera que ocorrem os fenômenos ópticos conhecidos como aurora boreal e aurora austral.
→ Exosfera
Corresponde à última camada da atmosfera e representa a transição entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Inicia-se a cerca de 600 quilômetros da superfície terrestre e não apresenta limite superior visível em decorrência dos gases extremamente rarefeitos que a constituem. Metade dessa camada é composta por gás hélio e a outra metade por hidrogênio. É na exosfera que as partículas presentes começam a se desprender da gravidade da Terra. As temperaturas na exosfera permanecem elevadas, superando os 1000º C. Essa elevação da temperatura requer que naves espaciais sejam construídas com material resistente a altas temperaturas para que possam atravessar essa camada, na qual orbitam os satélites artificiais.
AS OUTRAS CAMADAS SâO
Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.
Hidrosfera: é a camada de água da Terra, sendo composta pelos rios, lagos, oceanos e mares, além da umidade presente e que também influencia o clima. A existência de água no nosso planeta é de vital importância para a manutenção da vida.
Biosfera: é a camada da vida, envolvendo todos os seres que habitam o nosso planeta, o que inclui obviamente os seres humanos. A biosfera só pode existir a partir da combinação das demais esferas acima mencionadas. Observe a figura a seguir:
1-) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) estratosfera. b) troposfera. c) mesosfera. d) termosfera. e) exosfera
2-) Em relação às camadas da atmosfera, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:
( ) Exosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Nessa camada, orbitam os satélites artificiais.
( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos.
( ) Termosfera é a última camada da atmosfera. Nela, o ar é muito rarefeito.
( ) Estratosfera inicia-se a partir da troposfera. Nela, quase não há umidade
3-) Assinale a alternativa correta que corresponde à camada atmosférica descrita no texto a seguir:
“Esta camada da atmosfera é caracterizada pelo baixo fluxo de ar. Por possuir pouco oxigênio, não é recomendada a presença do homem nela. No dia 14 de outubro de 2012, no entanto, Félix Baumgartner, um austríaco, saltou de uma altura de 39 km. Para que isso fosse possível, ele usou uma vestimenta especial.”
a) Mesosfera b) Troposfera c) Estratosfera d) Termosfera e) Exosfera
Tem que copiar os textos
ResponderExcluirtem que copiar?????
ResponderExcluirE para copiar
ResponderExcluir